segunda-feira, 10 de junho de 2013

Life pH

Não há muito tempo alguém me terá perguntado: " Se és engenheiro eletrotécnico e estás a tirar um mestrado em arte [contemporânea] já pensaste em juntar as duas coisas de alguma forma?" A resposta surgiu na forma de "Life pH": uma árvore em papelão e cartolina, ornamentada com LEDs cuja luminosidade é controlada por uma placa Arduíno. O conjunto é alimentado por um sistema híbrido constituído por pilhas tipo AA e um processo eletroquímico baseado em aproximadamente 80 Kg de limões.
Os LEDs emitem uma luz pulsante que muda para uma luminosidade contínua quando se usa o regador para efetuar uma rega virtual da árvore artificial. Todo o sistema foi pensado para o mais baixo consumo de energia (LEDs e placa Arduíno Mini, da qual foi retirado o módulo de alimentação posteriormente ao upload do software) e em simultâneo o maior rendimento energético (80 Kg de limões dotados de eletrodos de cobre e zinco em paralelo com pilhas tipo AA).

Esta obra foi baseada na noção da perversão que é a alteração de prioridades das nossas necessidades básicas: são os frutos que alimentam a árvore e não a árvore que dá os frutos; a própria árvore é feita de papel e cartão, um subproduto da indústria madeireira, sendo, portanto, uma árvore artificial feita de outras árvores [naturais].


 
 
Este trabalho foi elaborado no âmbito do programa da disciplina de PIA (Projeto de Instalação Artística) do Mestrado em Criação Artística Contemporânea ministrado pelo DeCA (Departamento de Comunicação e Arte) da Universidade de Aveiro. A obra esteve patente na exposição de final do semestre Expo '12'13, no Museu de Aveiro.
Agradeço o apoio do Prof. Pedro Beça pela ajuda no código de software e ao enérgico suporte do Prof. Mário Vairinhos (link) (ambos docentes da disciplina de PIA) na reta final na preparação do trabalho para a exposição. Agradeço ainda aos meus colegas de curso que expressaram espanto pela quantidade de limões que eu estava a trabalhar: foi um sinal de que estava no caminho certo. Muito obrigado a todos.
 
(Acompanhe no Facebook)

Sem comentários: